sexta-feira, 1 de abril de 2011

Planejamento: Roteiro inicial e a máquina!

Pessoal, andei meio sem atualizar o blog devido a uma mudancinha na minha vida pessoal. Ganhei uma filha! rsrs...

Porém, uma filha de quatro patas, da raca Lhasa Apso. Ela tem ocupado quase todo meu tempo livre e não pensem que é brincando não! É limpando xixi e coco pela casa mesmo ou então trocando todos os jornais que estão no chão do quartinho que acabou virando canil! E para ajudar mais ainda, nesta semana a "prima-irmã" dela veio passar uma temporada em casa. Isso mesmo, prima-irmã. A minha cunhada comprou a "irmãzinha" da minha filha e foi viajar. Acabou sobrando para mim e minha esposa! Ê vida de cão! rs

Voltando à viagem, vou apresentar-lhes o roteiro inicial que planejo desta viagem. É um planejamento bem macro, ainda vou repensar as paradas e tempos de permanência em cada uma dela, poderei ainda incluir ou tirar alguns pontos de parada, conforme interesse meu e da minha esposa. Veremos:



DataLocalDistância
1/set/11São Paulo0
2/set/11Curitiba407
3/set/11Passo Fundo557
4/set/11São Luiz Gonzaga276
5/set/11Uruguaiana (fronteira)287
6/set/11Santa Fé (Argentina)449
7/set/11Rosário173
8/set/11Buenos Aires298
11/set/11Colonia (Uruguai)(balsa)
11/set/11Montevideu171
12/set/11Punta Del Este133
13/set/11Rio Grande (RS)430
14/set/11Torres420
15/set/11Florianópolis274
17/set/11Curitiba301
18/set/11São Paulo410
Total4.586 km

Explicando um pouco a tabela: na primeira coluna seria o dia de partida, na segunda coluna a localidade e na terceira coluna a distância do ponto anterior.
As datas colocadas na primeira coluna a principio são meramente informacionais, queria ter uma ideia de quanto tempo daria para realizar a viagem sem ficar parando muito tempo, apenas passando um pouco mais de tempo (uma ou duas noites) em alguns pontos de maior interesse. Depois vou replanejar as datas de partida para se encaixar melhor no nosso período de férias.
Mais pra frente, nas próximas postagens, vou detalhando sobre os pontos de paradas, pontos de interesse em cada cidade, etc.

Agora vamos falar da minha inseparável máquina! A minha negona!

Comprada em outubro de 2010, ainda é uma criança, com apenas 12.000km rodados. Aos poucos estou equipando minha menina para conseguir encarar essa viagem. São diversos ítens, que não são necessários, porém vão ajudar muito:

  • Banco cela - muito mais confortável até mesmo para o dia a dia. Minhas nádegas agradecem! O banco original da Lander é muito fino e duro o que poderia se tornar um mártir realizar uma viagem muito longa.
  • Bolha - ajuda bastante para desviar o vento do peito para o capacete, aumentando consideravelmente o conforto, pois evita que seja necessário fazer muita força no braço para segurar o corpo mais para a frente.
  • Protetor de motor - no caso de uma queda pode ser determinante entre continuar a viagem ou voltar para casa. 
  • Pedaleira avançada - muito util no caso de um trecho de estrada muito reto. Ajuda para poder descansar um pouco as pernas.
  • Afastador de alforges - necessários para a instalação de alforges laterais, mais capacidade de carga.
  • Alforges - são apenas mais 40L de "porta-malas" na minha moto, não abro mão nem para viagens mais curtas.
  • Bagageiro em aço maciço - para suportar o bauleto de 47L todo carregado.
  • Bauleto de 47L - ótimo porta malas até mesmo para o uso no dia a dia.
  • Reforço para o quadro - evita casos já conhecidos de quebra do quadro da Lander no caso de muita carga no baú.
Ainda faltam alguns ítens para deixar a moto do jeito que quero para poder encarar a viagem, mas ai vou postando conforme for atualizando a maquina. Por enquanto ficou assim:


E essa é minha máquina, que irá encarar essa minha primeira grande aventura!

E antes de terminar este post, quero agradecer a todos que tem acompanhado o meu blog. Tenho recebido acessos de vários lugares. Obviamente a maioria do Brasil, porém já recebi acessos dos Estados Unidos, Hungria e também dos nostros hermanos da Argentina! Fico muito feliz com isso. Por favor, vamos comentar, deem dicas, sugestões, perguntem! Divulguem o meu blog para seus amigos de duas rodas. Vamos mostrar que uma viagem deste tipo não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam!

 Bom, por enquanto é isso. Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Fala Eiji...acabo de chegar a Cordoba. Foram 680Km aproximadamente desde BsAs.
    Passei por Santa Fé e Rosário e até o momento as estradas sao excelentes. Sempre com velocidades acima dos 130km/h para veiculos leves, 110 pickups e motos e 100 90 para pesados. Um detalhe interessante é a existencia de velocidade minima de 60km/h nas estradas.
    Você sabe q estou de carro, mas o intuito é o ano que vem ou mais tardar 2013 motoca para o Chile.
    Quanto pegar um hotel com internet descente eu posto algumas fotos de BsAs, Colonia no Uruguai e as estradas pelo trecho que irá passar.

    Cara, um grande abraço para vc e para Isa.
    Sorce

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! Mto bom seu blog! Ansiosa pela aventura!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Eiji, muito bom seu roteiro brother.
    Fiz uma viajem dessa alternando entre Avião, ônibus e o Navio que faz a travessia Colônia-Buenos Aires.
    Se precisar de alguma dica... tamos aí. Vou me antecipar, reserve mais um dia para Montevideo para conhecer o Mercado del Puerto, vale à pena. Não deixe de tomar um sorvete de doce de leite, pode ser em Buenos Aires (em frete à casa Rosada) ou Motevideo.

    Um abraço e boa viagem!

    Claudio

    ResponderExcluir