sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mudanças de planos!

Pessoal, conversando com minha esposa, acabamos decidindo mudar um pouco o destino de nossas férias. Ainda iremos para a Argentina, porém, mais para o sul. Só um pouquinho mais, algo assim em torno de uns 1.300km mais pro sul apenas! rs

Buenos Aires deve ser realmente um lugar muito lindo pelo que me falam, porém as coisas construídas pelo homem não geram em mim tamanho interesse como as coisas feitas pela natureza. Ainda vamos passar por Buenos Aires, de modo que a primeira parte da viagem deve se manter, porém vamos passar apenas duas noites em Buenos e em seguida partiremos para o nosso novo destino: Península Valdés, ao norte da Patagônia!
A Península Valdés é uma parte da Patagônia Argentina que tem uma superfície de aproximadamente 4.000 km² de áreas de falésias e enseadas. Essa região abriga uma grande variedade de espécies animais e conserva um ecossistema bastante peculiar, especialmente com espécies marinhas e aves de migração.

A Península Valdés é Património Mundial desde 1999. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%ADnsula_Vald%C3%A9s)
Vamos aproveitar o início da temporada na região e iremos dar as boas vindas às baleias e aos seus rebentos. E de quebra vamos apreciar alguns leões, lobos e elefantes marinhos, pinguins em seus trajes de gala, lhamas querendo nos cuspir na cara, tatus que seguem botas de couro, ossadas de dinossauros reais e tudo mais, sem contar na exuberância da natureza local! Esta região nos promete uma grande aventura, seja pela maior distância agora, seja pelos próprios atrativos.





Nas próximas postagens vou detalhar o novo planejamento.

É isso ai! Cada vez mais ansioso pelo primeiro passo para a realização de um sonho de uma vida!

Até a próxima postagem!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Primeiro teste

Feriadão de Tiradentes e Páscoa. Quatro dias de descanso. Nada melhor que isso para... ficar em silêncio! (O.o) hein?!? Isso mesmo! Ficar em silêncio! Fiz um curso de meditação em que é preciso se manter em silêncio por 4 dias (quem quiser mais informações: http://www.artedeviver.org.br/).. Maaaaassss.... óbvio que não ia deixar a oportunidade de pegar estrada com a minha Camelander passar, mesmo que seja para percorrer menos de 100km até Campo Limpo Paulista.

Minha lander equipada, descansando numa manhã em Campo Limpo Paulista, ainda molhada pelo orvalho.

Foi rápido, porém deu para ver como vai ser o desempenho da moto com quase 20kg a mais só de equipamentos, mais uns 45kg de bagagem, mais piloto e garupa, totalizando mais de 200kg de carga. Acima do recomendado? Sem dúvida! Mas... motociclismo é isso! Encarar qualquer destino, qualquer perrengue a qualquer preço!

Mesmo totalmente carregada, a ciclística se manteve perfeita, um pouco pesada, porém continuou extremamente ágil e fácil de ser manobrada. E mesmo puxando os mais de 300kg ao todo, o pequeno motor de 249cc se mostrou guerreiro. Como era de se esperar, sofreu nas subidas. O que pode ser um pequeno problema nos trechos de serra porém, nada que me impeça de encarar este desafio. Numa subida com vento contra e toda carregada, a moto não conseguia manter os 90km/h em quinta marcha, o que fazia com que eu precisasse baixar para a quarta marcha. Não vejo como um problema, porém isso vai me fazer aumentar o consumo e baixar a autonomia creio eu em cerca de uns 100km.

A Lander toda carregada para a viagem de volta de Campo Limpo Paulista

Conclusão? Nada além do que eu já sabia. Uma moto 250cc não foi feita para uma aventura desta proporção, porém ela encara sim. Melhor se for solo, sem garupa (que minha esposa não leia isso!) porém se for devagar e sempre, não há porque deixar de encarar uma aventura como esta.

É isso aí! Até a próxima postagem!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Medo e ansiedade

É engraçado. Faltam ainda 4 meses e meio para o início efetivo da viagem, mas muitas vezes me vejo tomado por uma sensação de medo e ansiedade.

Medo do desconhecido, do que possa acontecer. Em instantes vejo minha mente tomada por inúmeros "e se"... E se furar o pneu? E se a polícia implicar comigo? E se eu cair e quebrar a moto? E se a moto me deixar na mão? E se a Isa (minha esposa) acabar odiando fazer uma viagem longa como esta? E se...? E por ai vai...

Fico com um pouco de receio, nunca fiz nenhuma viagem longa assim. O mais distante que ja fui de moto foi até Mirandópolis-SP, cidade onde eu nasci, numa viagem de cerca de 700km de distância apenas. Nada que se compare aos mais de 2.000km que separaram São Paulo de Buenos Aires, na Argentina.

Algum de vocês que acompanha meu blog, ou até quem está aqui pela primeira vez e que já fez alguma aventura assim. Como foi sua experiência? Como foi todo o preparo para a viagem? Sentiu medo? Ansiedade? Gostaria de ter mais contatos para poder trocar idéias.

Reparem no sorriso do capacete! Será que andar de moto me deixa feliz?

Eu tenho me agarrado na sensação que a moto me traz. Parece que cada dia que passa mais me conecto ao espírito motociclista que existe dentro de mim. Percebo que cada vez sinto mais prazer ao pilotar minha moto. Seja na estrada, seja na cidade. A ligação que existe entre o motociclista e sua moto é algo indescritível! Essa ligação é quem tem me feito ter coragem de continuar planejamento desta viagem e seguir em frente. Sinto um enorme frio na barriga, mas vou atrás dessa viagem que será a realização de um grande sonho que tenho desde que andei pela primeira vez de moto!

Bom... por enquanto é só. Este post foi mais um desabafo mesmo...

Tive que mudar um pouco o planejamento do roteiro, mas isso deixo pras próximas postagens!

Até lá!

domingo, 3 de abril de 2011

Ser motociclista...

Bom, este post não tem a ver com o planejamento da viagem em si, porém eu quis postar este vídeo porque ele traduz muito do sentimento que me liga às motos.
Não sou muito bom em palavras, o próprio vídeo fala por mim:


Poucas pessoas conseguem sentir o que esse vídeo passa. E se você conseguiu sentir, existe sangue motociclista em suas veias!

Até a próxima postagem!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Planejamento: Roteiro inicial e a máquina!

Pessoal, andei meio sem atualizar o blog devido a uma mudancinha na minha vida pessoal. Ganhei uma filha! rsrs...

Porém, uma filha de quatro patas, da raca Lhasa Apso. Ela tem ocupado quase todo meu tempo livre e não pensem que é brincando não! É limpando xixi e coco pela casa mesmo ou então trocando todos os jornais que estão no chão do quartinho que acabou virando canil! E para ajudar mais ainda, nesta semana a "prima-irmã" dela veio passar uma temporada em casa. Isso mesmo, prima-irmã. A minha cunhada comprou a "irmãzinha" da minha filha e foi viajar. Acabou sobrando para mim e minha esposa! Ê vida de cão! rs

Voltando à viagem, vou apresentar-lhes o roteiro inicial que planejo desta viagem. É um planejamento bem macro, ainda vou repensar as paradas e tempos de permanência em cada uma dela, poderei ainda incluir ou tirar alguns pontos de parada, conforme interesse meu e da minha esposa. Veremos:



DataLocalDistância
1/set/11São Paulo0
2/set/11Curitiba407
3/set/11Passo Fundo557
4/set/11São Luiz Gonzaga276
5/set/11Uruguaiana (fronteira)287
6/set/11Santa Fé (Argentina)449
7/set/11Rosário173
8/set/11Buenos Aires298
11/set/11Colonia (Uruguai)(balsa)
11/set/11Montevideu171
12/set/11Punta Del Este133
13/set/11Rio Grande (RS)430
14/set/11Torres420
15/set/11Florianópolis274
17/set/11Curitiba301
18/set/11São Paulo410
Total4.586 km

Explicando um pouco a tabela: na primeira coluna seria o dia de partida, na segunda coluna a localidade e na terceira coluna a distância do ponto anterior.
As datas colocadas na primeira coluna a principio são meramente informacionais, queria ter uma ideia de quanto tempo daria para realizar a viagem sem ficar parando muito tempo, apenas passando um pouco mais de tempo (uma ou duas noites) em alguns pontos de maior interesse. Depois vou replanejar as datas de partida para se encaixar melhor no nosso período de férias.
Mais pra frente, nas próximas postagens, vou detalhando sobre os pontos de paradas, pontos de interesse em cada cidade, etc.

Agora vamos falar da minha inseparável máquina! A minha negona!

Comprada em outubro de 2010, ainda é uma criança, com apenas 12.000km rodados. Aos poucos estou equipando minha menina para conseguir encarar essa viagem. São diversos ítens, que não são necessários, porém vão ajudar muito:

  • Banco cela - muito mais confortável até mesmo para o dia a dia. Minhas nádegas agradecem! O banco original da Lander é muito fino e duro o que poderia se tornar um mártir realizar uma viagem muito longa.
  • Bolha - ajuda bastante para desviar o vento do peito para o capacete, aumentando consideravelmente o conforto, pois evita que seja necessário fazer muita força no braço para segurar o corpo mais para a frente.
  • Protetor de motor - no caso de uma queda pode ser determinante entre continuar a viagem ou voltar para casa. 
  • Pedaleira avançada - muito util no caso de um trecho de estrada muito reto. Ajuda para poder descansar um pouco as pernas.
  • Afastador de alforges - necessários para a instalação de alforges laterais, mais capacidade de carga.
  • Alforges - são apenas mais 40L de "porta-malas" na minha moto, não abro mão nem para viagens mais curtas.
  • Bagageiro em aço maciço - para suportar o bauleto de 47L todo carregado.
  • Bauleto de 47L - ótimo porta malas até mesmo para o uso no dia a dia.
  • Reforço para o quadro - evita casos já conhecidos de quebra do quadro da Lander no caso de muita carga no baú.
Ainda faltam alguns ítens para deixar a moto do jeito que quero para poder encarar a viagem, mas ai vou postando conforme for atualizando a maquina. Por enquanto ficou assim:


E essa é minha máquina, que irá encarar essa minha primeira grande aventura!

E antes de terminar este post, quero agradecer a todos que tem acompanhado o meu blog. Tenho recebido acessos de vários lugares. Obviamente a maioria do Brasil, porém já recebi acessos dos Estados Unidos, Hungria e também dos nostros hermanos da Argentina! Fico muito feliz com isso. Por favor, vamos comentar, deem dicas, sugestões, perguntem! Divulguem o meu blog para seus amigos de duas rodas. Vamos mostrar que uma viagem deste tipo não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam!

 Bom, por enquanto é isso. Até a próxima postagem!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Planejamento: Documentos

Definido o destino e o período de viagem, comecei a correr atrás da documentação. Na internet tem muita coisa confusa sobre o que pode e o que não pode. Não foi uma pesquisa fácil.



Embora descobrir o que eu precisaria não tenha sido fácil, até que não é complicado conseguir toda a documentação necessária:

  • RG original (ou passaporte) - nos países do Mercosul o nosso RG é aceito como documento de identidade. Mas atenção, nos outros países, ao contrario daqui do Brasil, a CNH (habilitação) não é aceita como documento de identidade, então tenha sempre à mão o RG original ou um passaporte válido.
  • Carta Verde - trata-se do nosso DPVAT, mas com abrangência internacional é obrigatória caso decida transitar com veículo próprio fora do país.
  • Permissão da financeira ou proprietário do veículo para sair com o mesmo do país - caso o veículo seja financiado, leasing ou emprestado/alugado, precisa ter uma permissão por escrito para poder sair com o veículo do país, indicando o período de permanencia fora do país, com data de retorno prevista.
  • CNH - atualmente a nossa CNH já é aceita nos países do Mercosul, dispensando a necessidade da permissão internacional para dirigir. Tenha certeza dela estar em dia.
  • Documento do veículo, com todos débitos quitados (IPVA, DPVAT, Licenciamento, multas).
  • Passaporte (não é obrigatório nos países do Mercosul) - mesmo não sendo obrigatório é legal levar ele para guardar os carimbos da aduana como lembrança. Eu pretendo tirar o meu para começar a coleção de carimbos. rs

 

Pelo que andei pesquisando, a polícia da Argentina é bastante corrupta, mais até que a polícia tupiniquim (sim, isso é possível!), então procure estar com todos documentos OK, para que não tenha que perder um pouco de dinheiro quando for abordado. E mesmo assim, tenha certeza: você vai perder dinheiro a cada parada! Deixe sempre separado um certo valor para essas ocasiões e se for parado pela polícia, procure agir da maneira mais normal possível. Os policiais vão procurar e vão encontrar um motivo para multar você se eles quiserem. E pode acreditar, será o motivo mais ridículo que você possa imaginar.

Por enquanto é isso!

Vou aproveitar para dar um agradecimento especial para o GustavoCLAM e o Pablo, ambos do fórum Mototuristas.net. Os dois têm me ajudado muito no planejamento da rota, destinos, etc... Muito obrigado, amigos!

Até a próxima postagem!

sábado, 19 de março de 2011

A idéia

Fevereiro deste ano. Comecei a conversar com minha esposa sobre nossas férias, que estão programadas para setembro. O que fazer? Onde ir? Juntar dinheiro? Viajar? Que dúvida!
Decidimos que iríamos viajar. Mas, para onde? Isa, minha esposa sempre quis me levar para andar de avião (sim, por incrível que pareça, eu nunca andei de avião. Sequer já entrei em um!), estávamos tentando decidir entre diversos lugares, até que eu falei pra ela para viajarmos para o sul de moto. Decidimos que iríamos até o sul do Brasil de moto.

Dia vai, dia vem e ai no dia 16 de março de 2011 minha esposa me surpreendeu: "-Por que não vamos até Buenos Aires de moto?". Surpreso, porém nem um pouco besta, topei na hora! E ainda para confirmar, no dia seguinte eu intimei ela: "-E aí, vamos mesmo para Buenos Aires ou não? Por que se formos, já vou correr atrás de tudo e aí não dá pra voltar atrás!". E foi assim que tive a conclusão: "Vamos para Buenos Aires!".

Decidido o destino, começaria uma corrida para fazer todo planejamento, busca de informações, rotas e tudo mais, mas esse assunto fica para as próximas postagens.



Até o próximo post!

PS: Gostaria de agradecer meus dois primeiros seguidores, Alexandre, grande companheiro de estrada e grande amigo e Pablo, que ainda não conheço pessoalmente mas espero conhecer no caminho desta minha viagem. Muito obrigado também a todos que estão de alguma maneira acompanhando minhas postagens.